Lição de Vida: Quebra-Cabeça


Quebra, parte, aperta, alivia, recomeça - a cabeça e o coração. Viver é montar um quebra-cabeça eterno a cada dia. E quando a gente se apaixona é como se trocassem o quebra-cabeça de 60 peças por um de 1.000. É que quando a gente ama montar a vida ganha um final mais prazeroso, mais bonito, mas mais complexo, desafiador, difícil e, por vezes, doloroso. Os afetos são um quebra-cabeça no qual você não pode controlar o jogo, no qual a presença de todas as peças não depende da sua vontade ou da sua habilidade. Formavam uma amizade linda, mas aquele amigo mudou, mudou de casa ou mudou de essência. Completavam a melhor mesa de almoço no domingo, só que o tempo daquele parente aqui acabou. Se encaixava em você como se feito sob medida, como se trouxesse tatuado na testa "amor da sua vida" e no peito "vou ficar para sempre", no entanto, não era, no entanto, não fica. 

E, sem instruções no verso de nenhuma embalagem, chegam também surpresas boas, do que parecia que nunca ia merecer um espaço, mas de repente se torna peça-chave, daquelas que vão ficar sempre juntas, não por uma cola de obrigação, mas por uma liga de vontade, de bem-estar, de escolha. Se passa a ser obrigação já não é mais amor, é só fazer para evitar cobrança e manter aquela relação-melhor-do-que-ficar-só. Amar e viver sem ter que administrar peças e quebrar a cabeça é só mito. Na vida real, você tira e coloca peças, pessoas, sentimentos, mudando sempre de posição, até encontrar o lugar certo ou menos incômodo para cada um deles (ou para você). 


No amor, o que, às vezes, complica essa vida quebra-cabeça que a gente segue montando é aquela pessoa que quando surge se torna mais do que a peça principal, se torna aquela foto que a gente consulta na caixa para saber o que é que devemos montar, aquela referência de como vai ficar se der certo. Tem amor que se faz referencial de felicidade, dias quando tudo se encaixa com precisão, quando a alegria vem sem esforço, como peça que se passa a vida toda procurando. Só que a vida quebra-cabeça é jogo e se é jogo cada um tem uma sorte. Para uns amor da vida é presença, para outros é saudade ou talvez é promessa. Então, às vezes, essa foto da caixa que mostra como tudo deve ficar some da sua vida e por mais que você siga montando as novas peças, você sabe que tem algo faltando, e mesmo que seja só ali no fundo você compara como era e como está. Eu continuo juntando peças e pedaços, mas sei, você é a peça que falta no quebra-cabeça do eu queria viver. Mas nada impede de recomeçar, substituir, apertar para encaixar e ser o mais próximo possível de como o coração sente que deveria ser. 

Na vida, o que a gente não pode é deixar de viver, no amor e no quebra-cabeça o que a gente não pode é parar de procurar a peça que falta ou de manter as que já estão no lugar. Pode ser que eu siga a vida sem a peça que falta. Pode ser que sigam a vida comigo em um novo encaixe sem igual. Embaralhe, feche os olhos e recomece. Só nunca se torne você mesmo a peça que falta para você se permitir amar. Amor quebra-cabeça, conserta-coração, cola-almas, segue-vida ainda quando falta-você.

Sobre o autorRuleandson do Carmo, Jornalista, 26 anos, BH/MG, mestre em Ciência da Informação, especialista em Criação e Produção para Mídia Eletrônica, como se isso tudo fosse pouco ele ainda é professor do curso de Jornalismo da Ufop, é o personagem sem roteiro de uma comédia romântica sem fim e o vazio que une amores de cinema aos amores reais. Para saber mais sobre ele, acesse Eu só queria um Café.

13 comentários:

  1. Aaaaadorei o texto! Beijinhos
    weirdfashionista.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que texo maravilhosooo!!!!
    Amei.
    É verdade, nunca podemos deixar de procurar a peça que nos falta.
    beijos
    omundodasfamosas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. dar mt valor neh...gostei do texto.
    Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto!! O ideal é conseguirmos montar o quebra-cabeça, pois assim nossa missão estará completa!! E isso serve para cada aspecto da nossa vida!!

    Blog Paixão por Makes

    ResponderExcluir
  5. Uauuu. O texto é bem longo e bem reflexivo né?
    Gostei bastante, principalmente quando ele diz que não podemos ser a peça que falta para nos permitirmos amar.
    Muito bom.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Que texto interessante.. ficou lindo.
    bjbjbj bjocas

    fashionweekit.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. "não devemos desistir de achar a peça que falta, e de manter manter as que estão no lugar...

    Adorei o texto Jé, parabéns ao escritor!

    Beijooss
    www.rendasefuxicos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Que texto lindo, gente! E real. Amei! =))

    Beijos,

    Angélica Leal.

    ResponderExcluir
  9. lindo texto sem palavras
    cinderelamodernaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Inspirador esse texto, muito bom!

    www.maribelezapura.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei do texto! parabéns é uma reflexão muito boa

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto!! É muito bom para refletirmos mesmo!
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...